Um descarte irregular de carnes ocorreu na Rua Marechal Cândido Rondon, no bairro Vila Tolentino, em Cascavel. O material foi jogado em um córrego localizado quase ao lado da via, o que provocou forte mau cheiro na região. Ainda não se sabe se o descarte foi realizada na quinta ou na sexta-feira (09).
A Guarda Municipal esteve no local para verificar a situação, mas não localizou o autor do descarte. No córrego, havia restos de carne ainda em embalagens, além de grande quantidade de ossos, gordura e pele.
Moradores e trabalhadores da área realizaram a limpeza do local por conta própria para diminuir o odor e os transtornos causados pelo descarte irregular. Eles não tiveram medo de entrar no córrego para retirar os resíduos.
Um dos moradores, Guilherme, contou como a situação foi percebida pela vizinhança. "A gente percebeu por conta do cheiro muito forte e os vizinhos foram relatando. Então a gente veio até aqui e começou esse trabalho para juntar tudo, tirar os sacos que estavam ali. Nisso, encontramos marcas de carne, marcas de mercado e bandejas. Como a gente preza pela natureza, estamos fazendo um trabalho voluntário para limpar todo o ambiente", disse.
Guilherme também destacou a importância da ação coletiva. "A gente vem, assim como outros vizinhos, porque é um ambiente para todos, um ambiente público. Então é mais do que certo manter conservado e organizado", afirmou.
O descarte irregular de resíduos configura crime ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605/1998, e pode resultar em multa e outras penalidades aos responsáveis. A prática causa prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 153 da Guarda Municipal, 197 da Polícia Civil e 190 da Polícia Militar.
Fonte: Catve
Catve.com

0 Comentários